O 4º parque aquático mais visitado do mundo

THERMAS DOS LARANJAIS – O clube Thermas dos Laranjais, em Olímpia, foi o quarto parque aquático mais visitado do mundo em 2014

Como todo ano, no início do mês de junho, é divulgado Theme Index, um relatório de visitação anual em todos os parques de diversões, temáticos e aquáticos do mundo, divididos em cada região. Para dessa maneira, todos do setor poderem analisar como anda o mercado mundial e quais as regiões de destaque.

O ano de 2014 foi marcado por um crescimento mundial de 4% na visitação dos parques ao redor do globo, um resultado positivo e saudável para a indústria, além do mais, o mundo está saindo da crise e é uma situação que ajudou esse crescimento positivo.

A Europa contribuiu com 3% de crescimento, os Estados Unidos continuou com a sua taxa estável, pouco acima dos 2%. Já a Ásia, principalmente impulsionada pela China, contribuiu com uma taxa de 5% no ano de 2014, se destacando entre todas as regiões mundialmente.

Os números acima são referentes aos parques temáticos e diversões. Já quando vamos falar sobre os parques aquáticos, adivinhem qual país está na liderança? Sim o Brasil! Principalmente com o Thermas dos Laranjais que citaremos adiante. Todo setor de parques aquáticos, teve um crescimento de 3%. Já os Estados Unidos e Europa tiveram uma participação fraca, sem crescimentos, a Ásia nesse gênero obteve 1% de melhoria.

Mundialmente falando o foco em investimentos continua sendo na Ásia, puxada pela China, onde nos próximos 10 anos veremos mais 50 parques temáticos serem inaugurados por lá. Mas não deixa que outras regiões do mundo se desenvolvam como foi citado acima.

Vamos ao que interessa, visitação!


Grupos empresariais do setor:

Aqui você confere quais grupos estão na liderança de visitação, onde somados todos os parques das companhias, é feito esse ranking. Como já é de costume, a Disney Parks mantém a liderança, com o primeiro lugar mundialmente, com um crescimento de 1.3% em relação ao ano passado, com um total de 134.330.000 milhões de visitantes o ano passado. Em segunda lugar temos Merlin Group, detentora de parques como Alton Towers, Thorpe Park, entre outros, com 62.800.000 milhões de visitantes, um crescimento muito expressivo em relação a 2013 de 5%. Em terceiro lugar temos a Universal que foi o segundo grupo que mais cresceu no ano passado em visitas, com 10.6% de aumento. Em último lugar, mas estamos destacando esse grupo devido a ser a companhia que mais cresceu em visitação no mundo, com 103% de crescimento, está a Songcheng, uma empresa que surgiu recentemente e já detém ótimos resultados.

Top 25 dos parques de diversões mais visitados do mundo:


A liderança se mantém a mesma do primeiro tópico, a Disney detém os 4 primeiros lugares, com o Magic Kingdom em Orlando sendo o parque mais visitado do mundo! Com 19 milhões de visitantes apenas em 2014, sem segundo lugar temos a Tokio Disneyland, terceiro, o primeiro parque da Disney, a Disneyland na Califórnia. Em quinto lugar, o primeiro parque não pertencente a Disney no ranking, vem a Universal Studios do Japão. Algo que podemos notar, é de que os parques dos Estados Unidos continuam liderando as posições, mas os parques da Ásia começam a se destacar cada vez mais e já ultrapassaram parques importantes da Europa, como Europa Park e Tivoli Gardens. Os destaques da Ásia estão para o Ocean Park – Hong Kong em 13° e o Everland – Coreia do Sul em décimo sexto lugar.

Top 20 dos parques aquáticos mais visitados do mundo:

É nesse ranking que nós, Brasileiros, nos destacamos e muito! Talvez devido ao clima tropical que ajuda, a nossa grande quantia de parques aquáticos de qualidade, entre outros fatores positivos.

Em primeiro lugar, está imbatível Chimelong Waterpark – China, com 2.259.000 milhões de visitantes no ano passado, com um crescimento de 4%. Em segundo lugar temos o Typhoon Lagoon em Orlando e pertencente a Disney, com 2.185.000 milhões de visitantes, em terceiro, Blizzard Beach também pertencente a Disney em Orlando nos Estados Unidos, com 2.007.000 milhões de visitantes. E em 4° lugar, nosso parque Brasileiro,Thermas dos Laranjais, onde novamente é destaque, em relação ao ano passado obteve um crescimento de 17% em sua visitação, com um total de 1.939.000 milhões de visitantes em 2014. Na frente de parques famosos como o Aquatica de Orlando e o Caribean Bay da Coreia.


Outro parque Brasileiro que se destaca na lista, está o Hot Park, localizado em Caldas Novas, com 1.228.000 milhões de visitas o ano passado, na nona posição. Achou que acabou? Não, mais um parque Brasileiro marca presença nessa lista mundial! É o Beach Park localizado no estado de Fortaleza, com 949.000 visitas em 2014, na posição 19°.

Como vocês puderam perceber, temos três grandes parques na lista mundial, o que nos da grande destaque mundialmente e a curiosidade por parte do setor global de parques aquáticos de saberem mais sobre nosso país e porque não tentarem investir mais por aqui.

América Latina:

Imagem: Diário da Região


Nosso continente, em relação ao ano de 2014, teve um crescimento de 5% na visitação de parques temáticos e de diversões. Os destaques no relatório foram do Beto Carrero World, que teve um crescimento de 10% e um aumento de 150.000 visitantes em relação a 2013, devido a adição da grande novidade de Madagascar no parque. Vale a pena citar o crescimento de 24% do Parque Mundo Aventura em Bogotá, e investimentos realizados no Six Flags Mexico, com grandes novidades que sem dúvida irão impactar ainda mais na visitação desse parque em 2015.

Foi citado que a Copa do Mundo no Brasil teve efeito positivo nos parques Brasileiros, onde alguns sentiram um aumento de visitação devido ao evento, porém devido a ela, fez alguns outros parques sentirem uma queda em sua demanda, porém apenas em parques de outros países da América Latina.

É muito importante destacar que assim como a Ásia, a América Latina tem crescido mais do que os Estados Unidos, e isso nos dá um certo destaque para novos investimentos começarem a aparecer em nosso continente, ainda estamos muito atrás da Ásia, mas dessa maneira começamos a entrar mais no radar das grandes empresas. Não apenas o Brasil, mas como todos os países da América Latina.

Já no setor de parques aquáticos, a situação foi ainda mais favorável, o crescimento apenas na América Latina, puxado pelo Brasil foi de 8%, mais do que outros continentes como Estados Unidos e Europa. Estamos empatados com a Ásia nesse setor.

Os destaques ficam para o Thermas dos Laranjais, Hot Park, Beach Park e o grande aumento de visitação no Wet’n Wild São Paulo, onde cresceu 25,6%, principalmente devido a sua grande novidade, Vortex!

Top 10 parques de diversões mais visitados na América Latina:

O primeiro lugar de parque temático ou de diversões mais visitado da América Latina, é o Six Flags Mexico, líder desse ranking durante anos! Com 2.368.000 milhões de visitantes, com um crescimento de 1%. Em segundo lugar, o Beto Carrero World, 1.683.000 milhões (Na tabela mostra o Hopi Hari em segundo, acreditamos que por erro). Já em terceiro lugar temos o Hopi Hari, com uma pequena queda de 3% na visitação, atendendo 1.668.000 milhões de visitantes em 2014.

Top 10 parques aquáticos mais visitados na América Latina:

foto: Guia Olímpia


Já nos parques aquáticos mais visitados da América Latina, o Brasil domina! São 5 parques no ranking, começando com o Thermas dos Laranjais com 1.939.000 milhões, em segundo lugar o Hot Park com 1.288.000 milhões, em quarto o Beach Park com 949.000 visitantes e em sexto lugar o Wet’n Wild São Paulo, vale destacar que foi o parque aquático que mais cresceu na América Latina, com 496.000 visitantes, quase batendo os 500.000 apenas no ano passado.

Tendências para o futuro:

Os parques temáticos e aquáticos estão muito bem consolidados em várias regiões, como Estados Unidos, Europa, Canadá, Japão, Coreia do Sul e Austrália. Existe ainda espaço para crescer nesses locais mas já estão em uma situação de maturação, onde o crescimento ocorre mas um pouco vagarosamente. Já na América Latina e principalmente na Ásia, China especificamente, existe muito espaço par acrescer e o boom está ocorrendo na China já alguns anos e a tendência é de continuar durante muitos anos.

Além dos parques temáticos, de diversões e aquáticos, outro gênero que começaremos a visualizar muito nos próximos anos são as FECs, os centros de entretenimento familiar. São as famosas lojas de shoppings voltadas a diversão, como as Playlands, Magic Games, Hot Zone, entre outras. Aqui no Brasil o mercado de parques é representado 51% pelas FECs e a tendência de crescimento para os próximos anos, tanto internamente, quanto internacionalmente, é bem promissora.


Fonte: Olímpia 24horas - Julião Pitbull