Notícias

Notícias30 Abr 22

THERMAS DOS LARANJAIS realiza doação de planta que auxilia no combate à dengue

Thermas dos Laranjais realizou a doação de 200 mudas de Crotalária, espécie que auxilia no combate à dengue. As plantas serão distribuídas neste sábado (30), a partir das 8h, durante ação da Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia, na Praça Central.

De acordo com a bióloga do parque aquático, Janiele Santos, a Crotalária é usada pela agricultura para adubo do solo e fixação de nitrogênio e é estudada para servir de combate ao Aedes aegypti.

“A flor da Crotalária atrai a libélula, que é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes aegypti. É uma forma de quebrar a cadeia reprodutora do mosquito da dengue auxiliando no controle do vetor da doença”, conta a bióloga.

Janiele afirma que a espécie não é a solução contra a dengue, mas um reforço, e que os cuidados no combate ao mosquito devem continuar.

“A Crotalária vai ajudar no combate à infestação, mas os cuidados que sempre tomamos devem permanecer. Como manter quintais e terrenos limpos, tampar as caixas d’água e não deixar água parada em qualquer recipiente”, frisa.

Além desta ação, o município vai promover no sábado o Dia D de prevenção contra doenças, com vacinação contra a gripeCovid-19 e sarampo. Durante a distribuição das mudas, a equipe de Saúde também entregará panfletos informativos e fará orientação da população que passar pelo local, intensificando a conscientização no município.

  • Compartilhar